segunda-feira, 8 de março de 2010

Babel Fish

"O peixe-babel", disse O Guia do Mochileiro Das Galaxias "é pequeno, amarelo e semelhante a uma sanguessuga, e é provavelmente a criatura mais estranha em todo o Universo. Alimenta-se de energia mental, não daquele que o hospeda, mas das criaturas ao redor dele. Absorve todas as freqüências mentais inconscientes desta energia mental e se alimenta delas, e depois expele na mente de seu hospedeiro uma matriz telepática formada pela combinação das frequencias mentais conscientes com os impulsos nervosos captados dos centros cerebrais responsaveis pela fala do cérebro que os emitiu. Na prática, o efeito disso é o seguinte: se você introduz no ouvido um peixe-babel, você compreende imediatamente tudo o que lhe for dito em qualquer língua. Os padrões sonoros que você ouve decodificam a matriz de energia mental que o seu peixe-babel transmitiu para sua mente.
Ora, seria uma coincidência tão absurdamente improvável que um ser tão estonteantemente útil viesse a surgir por acaso, por meio da evolução das espécies, que alguns pensadores veem no peixe-babel a prova definitiva da inexistência de Deus.
O raciocínio é mais ou menos o seguinte: 'Recuso-me a provar que eu existo', diz Deus, 'pois a prova nega a fé, e sem fé não sou nada.'
Diz o homem: 'Mas o peixe-babel é uma tremenda bandeira, não é? Ele não poderia ter evoluído por acaso. Ele prova que você existe, e portanto, conforme o que você mesmo disse, você não existe. QED.'
E então Deus diz: 'Ih, não é que eu não tinha pensado nisso?' E imediatamente desaparece numa nuvenzinha de lógica
'Puxa, como foi fácil' diz o homem, e resolve aproveitar para provar que o preto é branco, mas é atropelado ao atravessar fora da faixa de pedestres"

Douglas Adams



Iago Schütte - Packt Like Sardines In A Crushed Tin Box

Nenhum comentário:

Postar um comentário