terça-feira, 6 de julho de 2010

right or left?

tem pessoas que nascem com um dom incrivel. tem gente que sabe dançar, tem gente que sabe cantar, tem gente que sabe arrotar o alfabeto. cada pessoa tem a coisa que sabe fazer melhor. mas tem pessoas que tem dons simplesmente incriveis, seja ler um livro em meia hora ou arrotar o alfabeto ao contrario. mas, esse homem em questão (devo citar, há um homem em questão nessa história) tinha o dom supremo. ele estava sempre certo. simples assim. não que se ele falasse que um país não existia e ele fizesse puf do mapa. ele simplesmente, sempre estava certo. ele sabia a resposta para tudo. se pedissem ele para responder uma pergunta, ele sabia responde-la com perfeição ao minimo detalhe, mesmo nunca tendo ouvido sobre o assunto. mas se pedisse para ele do anda criar algo ou desevolver algum raciocinio ele não conseguia. precisava de um ponto de partida.
claro que desde sua tenra idade pessoas começaram a notar seu dom (ou sua sorte, como quiser). e então o homem em questão cresceu em meio a uma nuvem de 'omfg, esse cara é foda, ele sabe de tudo, vamos dar coisas para ele mesmo não sabendo direito quem ele é'. mimado pra caralho.
mas é claro, convenhamos, se houvesse alguem no mundo sem-graça (real) que realmente estivesse sempre certo, caramba, ele seria dobalacobaco. digo, eu compraria uma cerveja pro cara, sabe?
ou talvez não.
porque, assim como aconteceu com o homem em questão, ele se tornou um filinho de papai imbecil. imbecil literal e figurativamente. o primeiro porque ele não precisava realemente aprender nada, quando perguntassem ele saberia dizer e ficava por ai mesmo. e o segundo porque ele ficou um saco por causa disso. ninguem podia ter uma discussão porque ele estava sempre certo. e pessoas que estão sempre certas percebem, cedo ou tarde, o poder que tem em suas mão.
o homem em questão desde cedo soube do poder que tinha e conseguiu aproveita-lo da melhor (ou pior, depende do ponto de vista) maneira possivel.
chantageava pessoas, enganava-as, criava discussões sem motivo porque ele sempre ganharia.
eu faria o mesmo
confesso
vocês leram o ultimo texto (ao menos espero que sim), e sabem que qualquer pessoa que tivesse o poder de estar sempre certo nas mão aproveitaria-lo e se tornaria um imbecil. mas esse cara exagerou. literalmente ninguem gostava do cara. e quem gostaria? falavam com ele porque era um compania poderosa e tinham medo de te-lo como inimigo. e assim cresceu o homem em questão, poderoso e um saco.
mas a vida é uma caixinha de surpresas.
e um belo dia, o homem em questão estava vivendo sua vida imbecil, estando certo e esfregando isso na cara de todo mundo. rotina. mas nesse dia em questão, o destino, se divertindo com um casal ai por perto, resolveu se divertir as custas do homem em questão.
o destino nem sempre é um cara legal. ta ta, ha quem diga que o destinho sempre o ajuda a fazer o que planeja e bla bla bla, mas, convenhamos, ele é um louco por adrenalina, ele precisa de mudanças bruscas na historia. ta todo mundo feliz, correndo de mãos dadas pelo campo florido quando do nada BAM! explosão nuclear. esse é o destino. se divertindo as suas custas.
mas de volta à estória do homem em questão. quando o dito cujo estava à seu caminho de sua caminhada matinal certa, pelo caminho certo e no tempo certo, o destino apareceu e deu uma mexida em tudo. sem o homem perceber é claro. e quando um pacato cidadão veio perguntar ao homem em questão que horas eram e o homem em questão respondeu o horario errado o mundo parou.
podem falar que é exagero, mas em minha historia o mundo parou.
ok, o mundo continuou, newton, incercia, bla bla bla. é melhor dizer que as pessoas do mundo pararam. as vezses meio inconvenientemente, muitas dirigiam. parar de se mexer quando estiver dirigindo pela adrenalina pode ser legal, mas por choque nunca é bom. você fica travado até que um outro carro, dirigido por um ser igualmente travado resolva dar um abraço apertado no seu carro.
choque.
todos, de todos os cantos por onde aquela resposta errada ecoou olhavam para o homem em questão.
o homem que tudo acerta havia errado.
choque.
o homem em questão já era tão famoso por seus acertos que o mundo já o conhecia, era uma real celebridade mundial, e ve-lo finalmente cometendo um deslise era simplesmente o clímax de uma semana chata.
pessoas e suas tendencias por escandalos com celebridades
não preciso dizer que o choque durou por mais um longo tempo. o homem em questão tambem estava em choque. o mundo meteu o dedo na tomada basicamente.
depois disso o homem em questão simplesmente continuou a acertar, mas as vezes errava. e de pouco em pouco ele foi perdendo sua credibilidade. todos erramos, é normal, e se aquele cara tambem erra, ele é normal, então porque diabos a gente tem que continuar a se importar com ele?
o homem em questão deixou de ser o homem em questão e se tornou só o homem. deixou de ser o imbecil imbecil que tudo acertava para ser o imbecil imbecil que erra assim como todo mundo.
se tornou um de nós. isolado. mas um de nós de qualquer forma.


-

havia um motivo mais profundo para esse texto, mas eu me distrai há um tempo atrás, então vou deixar para terceiro encontrarem um significado profundo aqui.

Iago Schütte

Nenhum comentário:

Postar um comentário